Documento:448685
Poder Judiciário
JUSTIÇA ESTADUAL
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
GAB. DO DES. ADOLFO AMARO MENDES

Remessa Necessária Cível Nº 0028780-83.2020.8.27.2729/TO

RELATOR: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO (AUTOR)

REQUERENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS (AUTOR)

REQUERIDO: ESTADO DO TOCANTINS (RÉU)

REQUERIDO: MUNICIPIO DE PALMAS (RÉU)

INTERESSADO: Autoridade Coatora - TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DO TOCANTINS - Palmas

VOTO

O presente Reexame Obrigatório preenche os requisitos de admissibilidade, motivo porque dele conheço.

Como venho de relatar, trata-se REEXAME NECESSÁRIO (duplo grau de jurisdição) em face da sentença proferida pelo MM. Juiz de Direito da Vara de Execuções Fiscais e Saúde da Comarca de Palmas-TO, nos autos da Ação Civil Pública nº 0028780-83.2020.827.2729, proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO em face do ESTADO DO TOCANTINS e do MUNICÍPIO DE PALMAS, visando a tutela do direito à saúde de RAIMUNDA PLÁCIDA DE SOUSA e DE OUTRAS PESSOAS QUE AGUARDAM LEITOS CLÍNICO COVID.

Versam os autos acerca da necessidade da transferência da substituída para unidade hospitalar dotada de Leito Clínico Covid, em razão de complicações no seu quadro clínico, decorrentes da COVID 19, assim como de outros pacientes que estivessem nas UPAS Norte e Sul, aguardando transferência.

Após regular instrução, sobreveio sentença (evento 74 – autos originários) declarando extinto o processo, sem julgamento de mérito, nos termos do artigo 485, V do CPC, em relação ao pedido de natureza coletiva, consistentes na disponibilização de leitos clínicos a todos os pacientes da rede pública de saúde, por correspondência com o objeto das ações coletivas de nº 00184283720188272729 e 00304956320208272729. Outrossim, concernente à disponibilização da transferência da idosa Raimunda Plácida de Souza para leito clínico Covid, restou confirmada a tutela antecipatória concedida, pelo que julgou-se procedente o pedido inicial, reconhecendo a responsabilidade solidária do ESTADO DO TOCANTINS e do MUNICÍPIO DE PALMAS na consecução do dever prestacional de assistência integral à saúde da paciente. 

Pois bem.

A sentença não está a merecer reparos.

Dispõem os artigos 6º e 196 da Constituição Federal de 1988:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Há muito já se superou o entendimento de que as normas que consagram direitos sociais seriam meramente programáticas, sendo reconhecido ao direito à saúde o status de direito público subjetivo assegurado à generalidade das pessoas, que conduz o indivíduo e o Estado a uma relação jurídica obrigacional.

Sobre o tema, mostram-se pertinentes os ensinamentos do Min. Celso de Mello:

“O direito público subjetivo à saúde representa prerrogativa jurídica indisponível assegurada à generalidade das pessoas pela própria Constituição da República (art. 196). Traduz bem jurídico constitucionalmente tutelado, por cuja integridade deve velar, de maneira responsável, o Poder Público, a quem incumbe formular - e implementar - políticas sociais e econômicas idôneas que visem a garantir, aos cidadãos, o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica e médico-hospitalar. - O direito à saúde - além de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas - representa conseqüência constitucional indissociável do direito à vida. O Poder Público, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuação no plano da organização federativa brasileira, não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir, ainda que por censurável omissão, em grave comportamento inconstitucional. A interpretação da norma programática não pode transformá-la em promessa constitucional inconseqüente” (STF, 2ª Turma, RE 393175 AgR/RS, rel. Min. Celso de Mello, j. em 12/12/2006).

Com efeito, o direito constitucional à saúde se traduz em um direito fundamental do ser humano, cujas condições indispensáveis para o seu pleno exercício devem ser providas pelo Estado, o que abrange não só o acesso a tratamentos que visem à cura e à prevenção de moléstias, mas também à redução de dores e desconfortos, o que, obviamente, implica o fornecimento gratuito de insumos e medicamentos pelo Poder Público.

Vale ponderar que a atribuição da responsabilidade à prestação de saúde, conforme entendimento da jurisprudência de nossos Tribunais Superiores é no sentido de que é solidária a responsabilidade da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, sendo de todos o dever fundamental subjetivo de prestação à saúde aos que dela necessitam e não podem custeá-la, não importando o fato de haver repartição de responsabilidade entre os entes Federados, para escusarem-se do dever consagrado em norma constitucional, porquanto aludido ato normativo não possa sobrepor-se a direito consagrado em norma constitucional, como é o direito à saúde.

Assim, a obrigação de fornecer o tratamento médico estende-se à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme o disposto nos artigos 23 e 30 da Constituição Federal de 1988, que assim preceituam:

“Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...)

II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;”

“Art. 30. Compete aos Municípios:

(...)

VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;”

Logo, o Estado Tocantins e o Município de Palmas, ora requeridos, são partes legítimas para cumprir a obrigação ora vindicada na presente ação civil pública.

Feitas tais considerações, verifica-se que, no caso em discussão, os documentos encartados aos autos demonstram, de forma inequívoca, que a Sra. Raimunda Plácida de Souza apresentava, à época do ajuizamento da ação, problemas decorrentes de complicações da COVID 19, razão pela qual se mostrava imprescindível sua transferência para unidade hospitalar dotada de Leito Clínico Covid, conforme orientação médica (evento 1 – ANEXO PET INI6).

Percebe-se, ainda, que restou devidamente demonstrada a imprescindibilidade da medida liminar concedida pelo Julgador Singular, no tocante à determinação dos requeridos que disponibilizassem à paciente vaga em Leito Clínico, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, face à constatação da inércia dos entes públicos requeridos em resolver a pendenga. Além disso, é indubitável a hipossuficiência financeira da parte, bem como a obrigação dos entes estatais demandados em assegurar-lhe o amplo acesso à saúde.

Frise-se que o bem jurídico objeto da lide é a saúde da paciente, que pode ser prejudicada de forma irremediável caso o tratamento clínico indicado não lhe fosse prontamente fornecido.

Como é cediço, o direito à saúde representa consequência inexorável do direito à vida e ambos consagram a dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil.

Da exegese da ordem constitucional dessume-se que o Estado deverá, por meio de políticas sociais e econômicas, propiciar ao cidadão não qualquer terapêutica, mas o tratamento mais adequado e eficaz, capaz de ofertar ao enfermo maior dignidade e menor sofrimento.

O Supremo Tribunal Federal há muito posicionou-se sobre a prevalência do direito à vida sobre qualquer outro interesse financeiro e secundário do Estado, in verbis:

“Entre proteger a inviolabilidade do direito à vida, que se qualifica como direito subjetivo inalienável assegurado pela própria Constituição da república (art. 5º, caput), ou fazer prevalecer, contra essa prerrogativa fundamental, um interesse financeiro e secundário do Estado, entendo uma vez configurado esse dilema, que razões de ordem ético-jurídica impõem ao julgador um só possível opção: o respeito indeclinável à vida.” (PETMC n.º 1.246/SC, Rel. Min. Celso de Mello, em 31.01.1997).

No mesmo sentido, segue a firme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

“CONSTITUCIONAL. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DIREITO FUNDAMENTAL À VIDA E À SAÚDE. FORNECIMENTO DE MEDICAÇÃO. HEPATITE C. RESTRIÇÃO. PORTARIA/MS N.º 863/02. (...) O medicamento reclamado pela impetrante nesta sede recursal não objetiva permitir-lhe, apenas, uma maior comodidade em seu tratamento. O laudo médico, colacionado aos autos, sinaliza para uma resposta curativa e terapêutica "comprovadamente mais eficaz", além de propiciar ao paciente uma redução dos efeitos colaterais. A substituição do medicamento anteriormente utilizado não representa mero capricho da impetrante, mas se apresenta como condição de sobrevivência diante da ineficácia da terapêutica tradicional.  Assim sendo, uma simples restrição contida em norma de inferior hierarquia (Portaria/MS n.º 863/02) não pode fazer tábula rasa do direito constitucional à saúde e à vida, especialmente, diante da prova concreta trazida aos autos pela impetrante e à míngua de qualquer comprovação por parte do recorrido que venha a ilidir os fundamentos lançados no único laudo médico anexado aos autos.  As normas burocráticas não podem ser erguidas como óbice à obtenção de tratamento adequado e digno por parte do cidadão carente, em especial, quando comprovado que a medicação anteriormente aplicada não surte o efeito desejado, apresentando o paciente agravamento em seu quadro clínico. Recurso provido. (RMS 17903 / MG, Relator Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, Data da Publicação DJ 20.09.2004)”.

Portanto, tenho que a sentença ora submetida ao reexame necessário julgou corretamente a questão posta em juízo, tendo sido proferida fundamentadamente e em consonância com legislação pertinente, bem como jurisprudência dos Tribunais Superiores, mostrando-se irrepreensível no julgamento de mérito, devendo ser mantida por seus próprios fundamentos.

Diante do exposto, acolhendo o parecer da Douta Procuradoria-Geral de Justiça, conheço do Reexame Necessário por presentes os requisitos de sua admissibilidade, porém, VOTO NO SENTIDO DE NEGAR-LHE PROVIMENTO, dando por reexaminada a sentença de primeiro grau, que deve ser mantida nos seus exatos termos.



Documento eletrônico assinado por ADOLFO AMARO MENDES, Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Instrução Normativa nº 5, de 24 de outubro de 2011. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico http://www.tjto.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 448685v2 e do código CRC 75b2bb97.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ADOLFO AMARO MENDES
Data e Hora: 16/2/2022, às 16:30:48

 


 


Documento:448686
Poder Judiciário
JUSTIÇA ESTADUAL
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
GAB. DO DES. ADOLFO AMARO MENDES

Remessa Necessária Cível Nº 0028780-83.2020.8.27.2729/TO

RELATOR: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO (AUTOR)

REQUERENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS (AUTOR)

REQUERIDO: ESTADO DO TOCANTINS (RÉU)

REQUERIDO: MUNICIPIO DE PALMAS (RÉU)

INTERESSADO: Autoridade Coatora - TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DO TOCANTINS - Palmas

EMENTA: REEXAME NECESSÁRIO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DISPONIBILIZAÇÃO DE VAGA EM LEITO CLÍNICO COVID-19 PELO PODER PÚBLICO. NECESSIDADE DEMONSTRADA. PRESCRIÇÃO MÉDICA. RESPONSABILIDADE DOS ENTES FEDERATIVOS. PREVISÃO LEGAL E CONSTITUCIONAL. DIREITO À SAÚDE. ACERVO PROBATÓRIO EM CONSONÂNCIA COM AS ALEGAÇÕES. JULGAMENTO PROCEDENTE. SENTENÇA MANTIDA. REEXAME OBRIGATÓRIO IMPROVIDO. 

1. A Constituição Federal, em seu artigo 196, consagra que a saúde é direito de todos e dever do Estado, que deve ser garantida mediante implementação de políticas públicas que visem redução do risco de doença e de outros agravos. Da exegese da ordem constitucional dessume-se que o Estado deverá, por meio de políticas sociais e econômicas, propiciar ao cidadão não qualquer terapêutica, mas o tratamento mais adequado e eficaz, capaz de ofertar ao enfermo maior dignidade e menor sofrimento, sendo prevalente o direito à vida sobre qualquer outro interesse financeiro do Estado. Precedentes do STF e do STJ. 

2. A responsabilidade dos entes políticos com a saúde e a integridade física dos cidadãos é conjunta e solidária, podendo sempre a parte necessitada dirigir seu pleito ao ente da federação que melhor lhe convier. 

3. No presente caso, restou devidamente demonstrada a imprescindibilidade da disponibilização de leito clínico Covid-19 à paciente, ora substituída, conforme orientação médica, em razão de problemas decorrentes de complicações da doença. Além disso, é indubitável a hipossuficiência financeira da parte, bem como a obrigação dos entes públicos demandados em assegurar-lhe o amplo acesso à saúde. 

4. Configurada a inércia da Administração Pública, no caso o Estado do Tocantins e o Município de Palmas, incumbe ao Poder Judiciário, quando provocado, assegurar o cumprimento do direito à saúde, constitucionalmente previsto, sem que isso caracterize ingerência do Poder Judiciário sobre as políticas públicas. 

5. Reexame Necessário conhecido e improvido.

ACÓRDÃO

Sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Desembargador EURÍPEDES LAMOUNIER, na 2ª SESSÃO VIRTUAL ORDINÁRIA, a 5ª TURMA JULGADORA da 2ª CÂMARA CÍVEL, decidiu, por unanimidade, NEGAR-LHE PROVIMENTO, dando por reexaminada a sentença de primeiro grau, que deve ser mantida nos seus exatos termos, nos termos do voto do(a) Relator(a).

Votaram acompanhando o Relator, os Desembargadores MARCO ANTHONY STEVESON VILLAS BOAS e ANGELA MARIA RIBEIRO PRUDENTE.

A Douta Procuradoria-Geral de Justiça esteve representada pela a Procuradora de Justiça,  VERA NILVA ÁLVARES ROCHA.

Palmas, 09 de fevereiro de 2022.



Documento eletrônico assinado por ADOLFO AMARO MENDES, Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Instrução Normativa nº 5, de 24 de outubro de 2011. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico http://www.tjto.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 448686v4 e do código CRC 4b227868.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ADOLFO AMARO MENDES
Data e Hora: 17/2/2022, às 10:54:11

 


 


Documento:448683
Poder Judiciário
JUSTIÇA ESTADUAL
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
GAB. DO DES. ADOLFO AMARO MENDES

Remessa Necessária Cível Nº 0028780-83.2020.8.27.2729/TO

RELATOR: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO (AUTOR)

REQUERENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS (AUTOR)

REQUERIDO: ESTADO DO TOCANTINS (RÉU)

REQUERIDO: MUNICIPIO DE PALMAS (RÉU)

INTERESSADO: Autoridade Coatora - TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DO TOCANTINS - Palmas

RELATÓRIO

Adoto como próprio o relatório do parecer proferido pelo Ilustre presentante da Procuradoria-Geral de Justiça no evento 7, o qual passo a transcrever: 

“Em obediência a imperativo legal, o MM. Juiz da Vara de Execuções Fiscais e Saúde da Comarca de Palmas, submeteu a REEXAME NECESSÁRIO a sentença proferida nos autos da Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Provisória de Urgência de Natureza Antecipada intentada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO TOCANTINS e a DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS em face do ESTADO DO TOCANTINS e do MUNICÍPIO DE PALMAS, no interesse individual indisponível da paciente RAIMUNDA PLÁCIDA DE SOUSA e DE OUTRAS PESSOAS QUE AGUARDAVAM LEITOS CLÍNICOS COVID-19.

Na exordial, restou asseverado que em razão da paciente Raimunda Plácida de Souza, idosa, hipertensa, ter sido internada na UPA Sul em 20 de julho de 2020, devido a complicações decorrentes da COVID 19, quadro clínico de urgência que demandou a solicitação de transferência da paciente para a unidade hospitalar dotada de Leito Clínico Covid, foi instaurada a Notícia de Fato nº 2020.0004407 para acompanhamento da demanda de saúde da interessada, com requisição à Secretaria de Saúde de Palmas (SEMUS/TO) de informações e providências sobre a transferência de referida paciente da UPA Sul para um leito clínico COVID.

Em razão da falta de resposta e o fato de ser de conhecimento público que os leitos clínicos do HGP operam próximos da capacidade de lotação, foi interposta a ação civil requerendo a concessão da tutela provisória de urgência para encaminhamento da paciente Raimunda Plácida de Souza e de todos os outros pacientes que necessitarem de leitos clínico de COVID na capital.

Requerida a tutela de urgência, ao final foi pleiteada a procedência dos pedidos com a confirmação da tutela antecipada no mérito, tendo sido requerido também a concessão da tutela provisória de urgência inaudita altera pars, pleiteando que fosse determinado que o Estado do Tocantins e o Município de Palmas disponibilizassem a transferência para leito clínico Covid à idosa Raimunda Plácida de Souza juntamente todos os outros pacientes que igualmente necessitassem de leitos clínicos de Covid na Capital.

Foi pleiteada ainda a fixação, já na concessão da tutela antecipada, de multa diária à base de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), em caso de descumprimento da medida judicial determinada, para cada réu.

Para tanto, a petição inicial foi devidamente instruída com cópia integral do Procedimento Extrajudicial n.º 2020.0004407, documentos pessoais da interessada, bem como comprovante de endereço e laudos médicos e exames clínicos.

A medida liminar foi deferida em parte pelo Juízo, por entender que a parte autora preencheu os requisitos legais da probabilidade do direito e da urgência, razão pela qual foi determinado aos requeridos Estado do Tocantins e Município de Palmas que disponibilizassem a vaga de Leito Clínico à paciente Raimunda Plácida de Sousa, conforme orientação médica, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

O Juízo ainda determinou a notificação pessoal dos Secretários de Saúde do Estado do Tocantins e do Município de Palmas ou quem lhes fizessem às vezes no momento da intimação para o cumprimento da medida liminar, sob pena de aplicação das medidas coercitivas e sub-rogatórias cabíveis.

Após a devida instrução do feito, o Juízo a quo prolatou a sentença que, todavia, acolheu apenas parte do pedido exordial, declarando extinto o processo sem julgamento de mérito, nos termos do artigo 485, inciso V do Código de Processo Civil (CPC), em relação ao pedido de natureza coletiva, consistentes na disponibilização de leitos clínicos a todos os pacientes da rede pública de saúde, por considerar que este pedido corresponde ao objeto das ações coletivas nº 0018428-37.2018.8.27.2729 e 0030495-63.2020.8.27.2729.

Com relação ao pedido para a disponibilização da transferência da idosa Raimunda Plácida de Souza para um leito clínico Covid, o Juízo confirmou a tutela antecipatória concedida, acolhendo o pedido inicial, reconhecendo a responsabilidade solidária do Estado do Tocantins e do Município de Palmas na consecução do dever prestacional de assistência integral à saúde da paciente, resolvendo-se assim, o mérito da lide, nos termos do artigo 487, inciso I, do CPC.

Não houve recurso voluntário contra a sentença, eis que todos os envolvidos deram ciência à decisão, vindo os autos para a Segunda Instância. (...).”

Subiram os autos a esta Corte, vindo-me ao relato por livre distribuição.

Instada a se manifestar, a Douta Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Procurador de Justiça JOSÉ MARIA DA SILVA JÚNIOR, manifestou pelo conhecimento e desprovimento ao reexame obrigatório, confirmando-se integralmente a sentença reexaminada, pelos seus próprios e jurídicos fundamentos.

É o relatório. Peço dia para julgamento.



Documento eletrônico assinado por ADOLFO AMARO MENDES, Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Instrução Normativa nº 5, de 24 de outubro de 2011. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico http://www.tjto.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 448683v3 e do código CRC 4010b605.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ADOLFO AMARO MENDES
Data e Hora: 14/12/2021, às 17:43:17

 


 


Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 09/02/2022

Remessa Necessária Cível Nº 0028780-83.2020.8.27.2729/TO

RELATOR: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

PROCURADOR(A): VERA NILVA ÁLVARES ROCHA

REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO (AUTOR)

REQUERENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS (AUTOR)

REQUERIDO: ESTADO DO TOCANTINS (RÉU)

REQUERIDO: MUNICIPIO DE PALMAS (RÉU)

Certifico que a 2ª CÂMARA CÍVEL, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 5ª TURMA DA 2ª CÂMARA CÍVEL DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR-LHE PROVIMENTO, DANDO POR REEXAMINADA A SENTENÇA DE PRIMEIRO GRAU, QUE DEVE SER MANTIDA NOS SEUS EXATOS TERMOS.

RELATOR DO ACÓRDÃO: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

Votante: Desembargador ADOLFO AMARO MENDES

Votante: Desembargador MARCO ANTHONY STEVESON VILLAS BOAS

Votante: Desembargadora ANGELA MARIA RIBEIRO PRUDENTE

CARLOS GALVÃO CASTRO NETO

Secretário